Há duas semanas terminei de ler Coraline. Foi culpa da dona Nanda que mencionou no Twitter que já tinha lido e eu fiquei curiosa. Eu já tinha visto o filme, comprei o DVD na minha visita ao Rio.
Numa das minhas visitas à biblioteca dei de cara com o livro e não resisti. Estava na seção de literatura juvenil, fininho, de capa molinha, com folhas amareladas, gastas. A fonte do texto era grande, as linhas bem espaçadas. Certamente eu ia terminar o livro rapidinho.
Leitura gostosa, que flui, do jeito que eu gosto. Ainda assim, demorei mais do que imaginava, algumas vezes me forçava a ler já de noite, com os olhos fechando de sono.
Sempre fazia paralelos com o filme, que tinha visto primeiro que o livro. Naturalmente, como acontece com todo filme baseado em livro, o filme é diferente do livro. Por exemplo, no filme tem um personagem que não tem no livro, o tal menino que fica mudo no “outro mundo” da protagonista. No livro só tem o gato, que “no outro mundo” fala.
Eu gostei dos dois, do livro e do filme, de formas diferentes. Ainda tô pra ver o filme de novo agora que terminei o livro.
O mesmo não aconteceu com Diário da Princesa. Esse foi outro que eu vi o filme primeiro e nunca me interessei em ler o livro. Novamente, outro livro da seção juvenil. Esse eu li no início do ano.
Eu ficava sempre imaginando a Anne Hathaway, que fez a Mia no filme. E a Mia do livro é tão mais canastrona que a do filme. Não gostei. Gostei mais do filme, pela primeira vez! Achei o livro bem fraquinho e o filme mais rico em detalhes. Talvez por causa da narrativa do livro, que é em forma de diário, a Mia é quem conta o que acontece. No filme não tem a parte chata do diário onde ela comenta sobre deveres de casa ou anotações sobre fórmulas matemáticas.
Outra história que me encanta mais pelo vídeo do que pelas palavras é O Senhor dos Anéis. Este eu também vi o filme primeiro e depois li a saga (acho que não terminei o terceiro, o Retorno do Rei). Claro que o filme corta muitos detalhes dos livros, mas ainda assim é melhor. Adoro os efeitos especiais! E talvez não goste tanto dos livros porque fantasia não é meu gênero favorito. De repente é isso.
Já com Harry Potter foi o contrário. Esse eu li o livro primeiro e não gostei dos filmes. Nenhum deles. Vi A Ordem de Fênix há duas semanas também e é impressionante como não dá pra entender muitas coisas! Muitas cenas que se fossem cortadas não fariam a mínima falta no filme porque não encaixam com o resto da trama. O livro é mais completo, mais detalhado. Realmente não tem como fazer um filme com TUDO que tem no livro.
Recentemente eu li um livro que queria ter visto o filme: Querido John. Algumas amigas comentaram sobre este livro e, novamente numa visita à bibliteca dei de cara com ele, paperback, de leitura rápida. Eu teria que ler em uma semana, sem direito a renovação. Foi meu recorde!
Eu não vi o filme, mas Querido John pra mim tem o tipo de história que gosto de ver em filmes. Filmes bem água com açúcar, tipo Sessão da Tarde. O típico enredo de filme americano, de romance de adolescente, dramático, de amor impossível, que não tem final feliz, mas que é “bonito”. O livro é basiquinho, enjoado até.
E pra terminar, um DVD que peguei também na biblioteca, mas que ainda não li o livro. Marlei e Eu. A-DO-REI esse filme. Vi duas vezes. Delicioso! A estrela principal é o cachorro, sem dúvida, mas estranhamente gostei do filme por causa da história da família. Talvez porque o protagonista seja jornalista também, não sei, mas me identifiquei muito com ele. Adorei acompanhar a história da vida deles. O primeiro emprego, o primeiro filho, o segundo filho, ela largando o trabalho, mudando de casa, o terceiro filho, carro novo, emprego novo, mudança de estado… Fiquei me vendo ali e imaginando como eu vou me sentir daqui a 10 ou 15 anos, se terei conquistado tanto como eles conquistaram, ver os filhos crescidos, ver o rumo que a vida tomou ao longo dos anos. Ainda quero ler o livro. Será que vou me decepcionar como com o Diário da Princesa ou vou gostar mais ainda, como Coraline?
E vocês, gostam mais dos livros ou dos filmes da mesma história?